segunda-feira, 22 de setembro de 2014

MEU ANJO

      Não posso dizer que sempre fui tranquila quanto ao que o Ari Bernardo entenderia por ser adotado.
      Ele é o filho mais maravilhoso e incrível que eu jamais poderia imaginar. Quanto a mim, não ser mãe biológica dele não interfere em absolutamente nada no meu amor, responsabilidade, educação e tudo que uma mãe tem de ligação com um filho.
      Mas não sabia o que se passava ela cabeçinha dele. Não sabia, agora sei.
      Também sei que esta compreensão vai se modificar com o tempo e que novos sentimentos podem nascer, mas por hoje sei o que ele internalizou.
      Na escolinha fui chamada à Direção “Poxa, este guri só tem quatro anos!” Foi o que pensei em princípio.
      A diretora disse “Nem imaginas o que teu filho aprontou ontem...”
      “Ai” - pensei. “Pode falar” – falei.
      “Ele fez todo mundo chorar.”
      “Ai, ai...”
      Na hora do conto, varias turmas são reunidas e neste dia a contadora falava de um cavalinho que não tinha nascido da barriga da mãe e foi aí que entrou meu filho. Ele levantou espontaneamente a mãozinha e disse:
      “Eu também não nasci da barriga da minha mãe, nasci do coração dela. E eu amo muito a minha mãe.”
      A diretora disse que todas as professoras choravam, assim como eu estava chorando ao ouvir a história. Ele deu uma pequena palestra sobre ser adotado e finalizou:
      “Eu não nasci da barriga dela, eu sou um anjo e vim direto do céu.”
      Minhas lágrimas escorriam enquanto ela me contava. Meu coração apertado de alegria, alívio e orgulho. Sempre tratei deste assunto com ele, mas não sabia o que tinha absorvido. A diretora me falou da maturidade e tranquilidade dele com relação ao tema.
      Para o Ari Bernardo, o que o torna diferente das outras crianças e poderia deixá-lo diminuído, provocou inclusive reação inversa, certa vaidade por ser “especial.”
      Não sei qual será a próxima fase. Mas fiquei muito feliz de saber que ele se acha especial – e ele é.
      É um ser iluminado e especial.
      Grandioso como o amor que tenho por ele.


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Você mamãe, se cuida como deveria durante a amamentação?

Bom dia mamães e futuras mamães, hoje o post será bem direcionados a vocês, especificamente a vocês. Alguns cuidados que vocês devem ter durante a amamentação, não o que deve ou não deve comer, mas como otimizar o tempo para organização.

Bem, percebo no consultório, quando atendo as nutrizes, as mamães ainda amamentando, que suas vidas se tornam um loucura. Sem rotina nenhuma.
Pois bem, eu sei que vocês devem pensar, não sou eu quem estou vivendo esse momento. ( Eu ainda não sei como é essa rotina, ainda não tenho filhos).
Mas mamães, vocês precisam se organizar, sei que em alguns momentos não é fácil. Mas estabeleçam rotinas que possam ser seguidas. Recebo no consultório, mamães que só fazem uma refeição, por falta de tempo.


Primeiro lugar, para continuar amamentando precisa comer, e comer com qualidade. Comer nutrientes importantes para o corpo da mãe e do filhote. Muitas vezes, elas querem reduzir peso pós gestacional, quando vou fazer o recordatório alimentar, comem uma ou duas vezes durante o dia, e quando comem são comidas poucos nutritivas e bastantes calórica, ricas em gorduras.

Mamães, o primeiro passo é organizar horários, estabeleça horários para tomar um café da manhã, uma das principais refeições do dia. É a partir dela que vamos redistribuir calorias para o restante do dia. Se acordou mais tarde, vá para o almoço, mas se acordou cedo, tente fazer um lanche no meio da manhã. Opte pelas frutas nesse horário, elas são muito importantes e vão auxiliar muito na redução do peso naturalmente pós gestacional. 
Nunca deixa de comer no almoço, não troque almoço por um sanduíche, ou um lanche qualquer, pois é mais rápido e prático. Se organiza para deixar preparações prontas de um momento de mais tranquilidade (quando o esposo estiver em casa, ou aproveitar a visita de algum familiar rsrs), congeladas ou sob refrigeração em potes porcionados. Assim fica fácil preparar a refeição no dia para comer. Você pode congelar feijão em porções pequenas, arroz, carnes em geral, pode deixar as saladas pré preparadas, lavadas e só pegar as quantidades para consumo. Claro, nunca devemos esquecer que todos os alimentos devem ser mantido em refrigeração ou congelamento.
Não esqueça de comer verduras, elas são importantes, lembre-se que além de você, também estarão amamentando o baby.

Faça isso até no fim do dia, coloque rotina, seja disciplinada. Tenha certeza que terás mais qualidade de vida. Tire um tempo pra vocês, cuide-se, aproveite ao máximo esse momento, segundos as pesquisas e alguns relatos, a amamentação trás uma ligação sem igual de mãe e filho, curta com saúde, pois é uma das melhores fases da vida da mulher.


Boa semana.

Cristiane Schmitz