E está rolando agora a campanha de vacinação contra a gripe em todo o país, a campanha que começou dia 22/04 vai até o dia 9/05. A campanha iniciou no mês de abril porque o processo de criação de anticorpos ocorre entre 2 à 3 semanas após a dose da vacina.
A campanha tá sendo muito divulgada para crianças, mas gestantes também devem tomar a vacina, é muito importante. A vacina não é prejudicial ao bebê. Então, você gravidinha, não deixe de procurar o posto de saúde mais próximo até sexta-feira que vem.
As mulheres grávidas ficam mais susceptíveis a infecções causadas por gripes e resfriados. Isso porque, para não haver rejeição ao feto, o corpo diminui as defesas imunológicas do organismo.
Entre o grupo, chamado de prioritário, ao que a campanha se destina, estão as crianças de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes e mulheres que deram a luz em até 45 dias, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, índios, presidiários, funcionários de presídios e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Para esse grupo a vacina é gratuita.
A vacina pode gerar uma dorzinha no local, então se ocorrer, fique tranquila, pois deve passar em até 2 dias.
Circulou no Facebook uma foto de uma criança que teve uma reação alérgica, considerada normal, e logo surgiram boatos de lotes de vacina contaminados. O Ministério da Saúde já desmentiu essa informação, o menino recebeu o tratamento adequado e passa bem.
Eu estou com 33 semanas de gravidez, entro no grupo prioritário, mas por conta desses boatos, fiquei super com medo de tomar a vacina, mas essa semana tive minha consulta pré-natal, perguntei à minha médica se eu deveria tomar e ela disse que sim. Então, na segunda-feira, dia 05/05, eu vou tomar a vacina.
Se você faz parte desse grupo, não deixe de ir, ok? Parece besteira, mas é muito importante.
Beijos,
Nanda ;)
http://maenaodorme.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário